sábado, 25 de setembro de 2021

101 ANOS DE 21 ROSADO

 Nunca me lembro dos aniversários das pessoas, apesar dos avisos do Facebook. E isso inclui pai, mãe, irmãos, mulher e filhos. Beirando meio século de vida, às vésperas do exame anual de próstata, até a minha data natalícia tenho feito questão de esquecer.

Portanto, não vou mentir dizendo que recordei assim, do nada, como que tomado por uma epifania. Foi Caio César Muniz quem me escreveu ontem: “Poeta, lembrando: amanhã 101 anos de Vingt-un”.

Todo mundo elege um “braço direito”. Vingt-un, pela deficiência auditiva acentuada, precisava, na verdade, de um “ouvido direito”, que era o bom e velho Muniz, versejador inspirado, jornalista competente, editor, boêmio e mais um monte de coisa.

Tenho o privilégio de os haver apresentado, um ao outro. Depois conto essa história, que, de tão maravilhosa, merece espaço próprio.




Jerônimo Vingt-un Rosado Maia, caçula dos 21 filhos de Jerônimo e Isaura Rosado, foi quem inventou a expressão “País de Mossoró”, inspirou a criação da Esam – hoje Ufersa –, da Biblioteca Ney Pontes Duarte, do Museu Lauro da Escóssia e de tantas outras instituições culturais, sendo a maior delas a Coleção Mossoroense, com milhares de títulos publicados.

Era meu tio-avô e, apesar da diferença de idade, fomos grandes amigos. Tanto que, certa vez, mandou deixar um livro para mim, na redação do jornal O Mossoroense, com uma dedicatória que demorei a decifrar – porque a letra dele, como afirmava Cascudo, era ruim até escrita à máquina –, mas que dizia: “Quem disse que eram 21? Você é o 22”.

Saudade de você, meu tio, meu mestre, meu amigo. E meu irmão.

 

ANOTEM

Se a eleição para a presidência da OAB/Mossoró fosse hoje, a votação de Vânia Furtado seria maior que a soma dos sufrágios de seus adversários. A situação de Aldo Medeiros é melhor ainda, na terra de Santa Luiza. Ele estaria dois pontos acima de Vânia.

 

GET VACCINATED

A primeira-dama Michelle Bolsonaro vacinou-se contra Covid-19 nos Estados Unidos. Ela podia tê-lo feito no Brasil desde 23 de julho, mas em um gesto altruísta para economizar os estoques de imunizantes nacionais, resolveu esperar pela Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O resto é mi-mi-mi da mídia golpista, lixo, esquerdopata.

 

FALANDO NISSO

A vacinação contra Covid-19 chega à galera de 12 anos ou mais, em Mossoró-RN, no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini e no Sesi, até as 16h00min de hoje; e também amanhã, no Ginásio de Esporte.

 

RESPEITO À VONTADE DO ELEITOR

A governadora Fátima Bezerra (PT) anuncia que sancionará na próxima semana, em Mossoró-RN, a lei que extingue a lista tríplice para nomeação de reitor e vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A partir da próxima eleição, o governador que estiver no cargo terá de respeitar a vontade da comunidade acadêmica.

 

CRIANÇAS EM REDES SOCIAIS

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) alerta: “Exposição excessiva de crianças em redes sociais pode causar danos” a longo prazo, sem mencionar o risco de utilização das imagens por “predadores em crimes de violência e abusos nas redes internacionais de pedofilia ou pornografia”, segundo a pesquisadora Evelyn Eisenstein.

 

SEM BLOQUEIO

As prefeituras receberão cerca de 26% a mais no próximo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Outra notícia boa é que não há nenhum município do Rio Grande do Norte com bloqueio. Antigamente, em momentos assim, agiotas faziam a festa em cidades oestanas.

 

PARA O BOM ENTENDEDOR

As palavras são

a expressão máxima

do silêncio.

 

POR FIM

Para ilustrar o sábado, Carla Bruni canta “Quelqu'un m'a di”.




 

Nenhum comentário: