sábado, 19 de setembro de 2009

Letra de médico



Aqui e acolá tenho sorte de assistir a Salomão Schvartzman apresentando suas crônicas na BandNews. Acabo de vê-lo, brilhante como sempre, a comparar o sacrifício dos farmacêuticos para traduzir as letras dos médicos e o esforço de Jean-François Champollion para decifrar, além do grego, as inscrições em egípcio demótico e em hieróglifos egípcios estampadas na pedra de Roseta.

Quem frequenta farmácias aprende a admirar a destreza dos seus balconistas. Ler determinadas receitas médicas pode exigir mais esforço mental do que os neurônios queimados por Champollion em busca de compreender o fraseado esculpido no bloco de granito negro descoberto pelas tropas de Napoleão, lá pras bandas de 1799, justo em Roseta, cidadela próxima a Alexandria.

Falo de cátedra, pois sou filho, bisneto, sobrinho e primo de médicos. Tornar-me-ia um deles não houvesse abandonado os estudos aos 16 anos, retomando-os muito posteriormente, já trabalhando em jornal. Para balancear, os avôs eram farmacêuticos, assim como o bisavô materno que também é trisavô paterno. Compliquei? Veja se melhora: mamãe é prima legítima do pai de papai.

Meu primo, digo, meu pai é homem culto, viajado, de muita leitura e texto irretocável, mas faz garrancho em letra de forma. No final dos anos 1970, ele me trouxe um presente e o guardou carinhosamente, deixando-me na cama um bilhete no qual indicava a localização do tal objeto. Precisei esperá-lo até o dia seguinte, após o plantão, porque a única coisa identificável era a assinatura.

Existem casos, no entanto, que comprometem a glória médica. Mestre Câmara Cascudo dizia que o agrônomo Vingt-un Rosado, maior editor brasileiro, tinha a letra ruim inclusive quando escrevia à máquina. Pedi-lhe certa feita que me “traduzisse” escritos seus. Depois de fitá-los com olhar grave, passando a mão no queixo, ele achou graça e disse: “Vamos pedir ajuda ao poeta Caio Muniz”.

6 comentários:

Moacy Cirne disse...

Meu caro,
confesso que não conhecia
- ou conhecia superficialmente -
seus textos.
Mas, vejo agora,
que são ótimos.
Gostaria mesmo de publicar
um ou mais alguns deles no Balaio.
Tudo bem, né?

Um abraço.

Canto de Página disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Canto de Página disse...

Claro, Moacy. Além de tudo eu sou seu fã.

Obrigado pela atenção.

Cid

Moacy Cirne disse...

Oi,
republiquei 'Beleza é fundamental' no Balaio.
Outros textos seus serão republicados, na medida do possível.
Um abraço.

Canto de Página disse...

É uma honra.

Abraço,

Cid

Moacy Cirne disse...

Oi,
Sheyla Azevedo adorou o seu texto.
Está nos comentários de hoje,
no Balaio.
Outras pessoas também gostaram.

Abraços.