sábado, 26 de dezembro de 2009

2009 foi bom?



Espero que a resposta seja positiva. Se o ano velho aqui e acolá lhe pareceu insensível, pisando seus sonhos, é hora de juntar os pedaços, reunir forças, seguir em frente e, se for o caso, retomar a vida. Permanecer na mesma, como diz Raul Seixas, “esperando a morte chegar”, não faz sentido.

Aconteceram percalços, enterrei amigos, senti o frio da trapaça, desiludi-me com gente, deparei-me com barreiras altas demais para minhas possibilidades de salto. Houve, contudo, passos em terras férteis, a perpetuação da memória, o calor da lealdade, a esperança no próximo e a coragem de retomar a luta, feito a água mansa que devora o rochedo imponente.

O saldo é positivo. Está escrito pelo tempo no rosto da avó, nas rugas dos tios, no exemplo dos pais, na firmeza dos irmãos, na paixão da companheira, no sorriso de cada filho, nos fios jovens de cabelo branco que adornam o espelho. Por isso, declaro-me otimista com a próxima revolução da Terra em torno do Sol.

Pompeu, evocado em Pessoa, garante aos marinheiros: “Navegar é preciso; viver não é preciso”. E o poeta, reinventando-se em tantas faces e facetas, complementa: “Viver não é necessário; o que é necessário é criar”, fazer algo grande, universal, ainda que seu corpo e alma sejam “a lenha desse fogo”.

Recebo energias do vento que balança a rede e das cores da terra que hipnotizam o verão, no templo imaginário construído entre o morro e o mar, disposto a começar ou recomeçar, conforme o caso ou a necessidade, sonhando ser a fogueira acesa nas orações do profeta lusitano.

Eis-me aqui, prezados amigos, ilustres equivocados, de pé e à ordem, esperançoso por mim e por você, desejando um ano-novo nota 2010 para nós e nossas famílias. Até lá!

2 comentários:

Priscila Fernandes disse...

2009 Foi um ano muito positivo. Alcancei alguns dos meus objetivos, conheci pessoas maravilhosas, tracei novos caminhos que até agora estão dando certo.
Mas também foi um ano de algumas perdas, Mossoró como um todo, perdeu várias pessoas queridas. Tais como, Monsenhor Américo, Pe. Guido, Dra. Gagaça, Dona América Rosado...
Que 2010 seja um ano bem melhor que 2009 que nossos sonhas sejam verdade, que as crianças aprendam ainda o colo da mãe o sentido da vida, que os pais tenham sabedoria para guiar, educar seus filhos. Só através de uma boa educação é que teremos uma sociedade mais humana, mais humilde.
FELIZ 2010!

Ana Cadengue disse...

Foi razoável. Confesso que esperava que fosse bem melhor. Mas, como uma "Poliana" às avessas, tenho do que me contentar. Me alegra o João - sempre!, me alvissara saber que o Ratto abriu novos horizontes, me satisfaz o trabalho, me agrada a vida, mesmo que às vezes difícil. Em 2010, espero que todas as benesses sejam superlativas (merecemos). Então, um Ano Novo exultante para todos nós.
beijo