sábado, 28 de agosto de 2010

O deputado



Capitão Caverna provoca, ele gosta, mas não entro nessa. Quer texto sobre as eleições 2010 com foco nos candidatos excêntricos, bizarros, engraçados, incomuns, seja lá qual for a denominação adequada. Menciona o forrozeiro Dagô, o conterrâneo Miguel Mossoró, o senador positivo-operante e o índio que vive de fazer garrafada e simpatia.

A melhor performance, assegura, é a do índio. Também gosto do estilo das penas do cocar, do cachimbo de angico e do som dos tiros, três ou quatro, ouvidos ao final da participação. Lembram uns vinis de faroeste que papai tinha com a foto de Trinity e John Wayne na capa. As músicas, soladas de flauta, eram entrecortadas por estampidos.

Onde estão Super Moura e Xeique Humberto? Pergunta. Consulto os ex-universitários. Habner Weiner, repórter de peso a caminho da magreza cirúrgica, suspeita estarem infiltrados em hostes adversárias, a serviço de Ravengar. Bruno Barreto, editor político, esclarece: a candidatura do Super foi indeferida e o Xeique virou militante governista.

Menciona Tiririca, em São Paulo, cuja plataforma é descrita da seguinte maneira: “O que é que faz um deputado federal? Na realidade eu não sei, mas vote em mim que eu te conto. Vote no Tiririca, pior do que tá não fica”. Lindo! E ao som de uma belíssima paródia do clássico “Florentina, Florentina, Florentina de Jesus...”, ele extrapola a perfeição.

A propósito, ouvi sexta-feira na FM-103, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), o exercício de radiodramatológico de título “O deputado”. A peça, que em Mossoró teria outra inspiração, satiriza o tipo de agente público – não os amigos de Caverna – que aterroriza os assessores esfolando a gramática na ânsia do improviso.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro CID, as questoes a serem postas em mesa é: quem paga o horário eleitoral desses excentricos? quais propostas viáveis eles apresentam para representar o eleitor? é justo o contribuinte arcar com esse ônus?
Joao Cabral

Rosemilton Silva disse...

Mestre Cid,

não vale mesmo a pena você sair por aí cavocando a "miúnça" desse tal de horário eleitoral, basta você ouvir "o númuro" dos "canidato" e tá tudo resolvido. Mas o texto aí, é perfeito para quem não quer nem tocar no assunto.

Um abraço grande.

João Ferreira de Lima. disse...

Boa Tarde ! amigo CID, nos pagamos essa conta e lhe digo o Tiririca tem grandes possibilidade de ser eleito e depois não se acha os eleitores dele o pior de tudo que temos grandes possibilidades de mandarmos para o senado da republica sabe quem o Mano Netinho do negritude junior ver se pode o mesmo que ja foi varias vezes na delegacia por ter batido na esposa ver se tem cabimento isso.

xavier junior disse...

Meu Amigo Cid, esqueci de perguntar: e o velho FT-200, ainda existe?
abraço.